Consulta Pública - Reduzindo emissões de GEE na Agro-indústria Brasileira

A transparência corporativa tem sido cada vez mais demandada por partes interessadas e encarada como uma oportunidade para geração de valor por gestores empresariais. Como bom exemplo desta tendência crescente a elaboração e publicação de inventários corporativos de GEE evoluíram consideravelmente no Brasil nos últimos cinco anos.

Dentre os diversos setores econômicos que internalizaram a pratica, o agrícola é aquele que enfrenta o maior desafio por apresentar uma série de características específicas que o difere dos demais sob o ponto de vista de emissões de GEE. As dificuldades tornam-se obstáculos ainda maiores pela falta de diretrizes que possam esclarecer estas questões inerentes.

Por estas razões o WRI iniciou em 2012 o "Projeto GHG Protocol Agrícola", que promoveu um processo de construção conjunta das “Diretrizes Agrícolas Brasileiras” (Diretrizes) para auxiliar o setor a agregar qualidade e uniformidade aos inventários de GEE. Estas Diretrizes foram desenvolvidas entre julho de 2012 e fevereiro de 2013 pela equipe do GHG Protocol em conjunto com o Grupo de Trabalho Técnico, englobando mais de 40 membros de diferentes organizações e setores de atividades relacionados ao agronegócio brasileiro.

O objetivo principal destas Diretrizes é complementar o Corporate Standard e as Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol e fornecer mais orientações personalizadas para produtores primários ("produtores") e entidades a jusante na cadeia agrícola.

O projeto inicia agora a importante etapa de consulta pública. Nesta queremos ouvir as opiniões das diversas partes interessadas sobre o conteúdo das Diretrizes e, desta forma, garantir coerência e qualidade na versão final. A primeira versão do documento e o formulário para submissão de feedbacks estão disponíveis abaixo. Os comentários deverão ser enviados exclusivamente através do formulário para o endereço opencomment@wri.org, e o prazo máximo para envio é dia 31 de maio.

Esperamos poder contar com a sua importante contribuição!

Cordialmente,
Equipe GHG Protocol

Documents

Brazil Agriculture Guidance Draft for Public Comment
Formulário Feedback