Consulta Pública - Reduzindo emissões de GEE na Agro-indústria Brasileira

A transparência corporativa tem sido cada vez mais demandada por partes interessadas e encarada como uma oportunidade para geração de valor por gestores empresariais. Como bom exemplo desta tendência crescente a elaboração e publicação de inventários corporativos de GEE evoluíram consideravelmente no Brasil nos últimos cinco anos.

Dentre os diversos setores econômicos que internalizaram a pratica, o agrícola é aquele que enfrenta o maior desafio por apresentar uma série de características específicas que o difere dos demais sob o ponto de vista de emissões de GEE. As dificuldades tornam-se obstáculos ainda maiores pela falta de diretrizes que possam esclarecer estas questões inerentes.

Por estas razões o WRI iniciou em 2012 o "Projeto GHG Protocol Agrícola", que promoveu um processo de construção conjunta das “Diretrizes Agrícolas Brasileiras” (Diretrizes) para auxiliar o setor a agregar qualidade e uniformidade aos inventários de GEE. Estas Diretrizes foram desenvolvidas entre julho de 2012 e fevereiro de 2013 pela equipe do GHG Protocol em conjunto com o Grupo de Trabalho Técnico, englobando mais de 40 membros de diferentes organizações e setores de atividades relacionados ao agronegócio brasileiro.

O objetivo principal destas Diretrizes é complementar o Corporate Standard e as Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol e fornecer mais orientações personalizadas para produtores primários ("produtores") e entidades a jusante na cadeia agrícola.

O projeto inicia agora a importante etapa de consulta pública. Nesta queremos ouvir as opiniões das diversas partes interessadas sobre o conteúdo das Diretrizes e, desta forma, garantir coerência e qualidade na versão final. A primeira versão do documento e o formulário para submissão de feedbacks estão disponíveis abaixo. Os comentários deverão ser enviados exclusivamente através do formulário para o endereço opencomment@wri.org, e o prazo máximo para envio é dia 31 de maio.

Esperamos poder contar com a sua importante contribuição!

Cordialmente,
Equipe GHG Protocol

Documents

Brazil Agriculture Guidance Draft for Public Comment
Formulário Feedback
Agriculture Guidance
The GHG Protocol Agricultural Guidance is first ever global guidance to measure GHG emissions for the agriculture sector. It covers all agricultural subsectors, including livestock, crop production, and land use change.
05 Sep
-
07 Sep
Corporate Standard Training Webinar
The Corporate Standard Training Webinar is a perfect entry-point for corporate greenhouse gas accounting.