Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa para Cidades - GPC

O programa GHG Protocol do World Resources Institute – WRI pretende contribuir com o esforço coletivo mundial em busca de uma economia resiliente e do equilíbrio climático do planeta. Para isso, desenvolve ferramentas de apoio à contabilização e reporte de emissões de GEE, como o GHG Protocol para empresas, reconhecido e adotado mundialmente.

As cidades brasileiras estão se interessando cada vez mais pelas emissões de GEE geradas em seus territórios. Muitas desenvolveram inventários e estabeleceram planos de ação climáticos e legislação específica. Os métodos padronizados para delimitar, calcular e reportar essas emissões são fundamentais para avaliar o desempenho das cidades ao longo do tempo e desenvolver planos de ação para uma economia de baixo carbono.

Até o momento, as cidades têm utilizado diversos métodos baseados em referências nacionais, locais ou próprias. Entretanto, a harmonização dessas abordagens pode melhorar significativamente a qualidade e a aplicabilidade das metodologias para os inventários de GEE. Para atender essa necessidade, a iniciativa do GHG Protocol do World Resources Institute estabeleceu parceria internacional com a rede C40 Cities Climate Leadership Group e com o ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade, que têm atuado fortemente em suas redes de cidades e governos locais para promover a integração da sustentabilidade em suas práticas e operações.

O resultado dessa parceria é a ferramenta Global Protocol for Community-Scale GHG Emissions – GPC, uma metodologia harmonizada que poderá ser utilizada por todas as cidades gratuitamente.

Convite para lançamento do Protocolo para Inventários de Cidades GPC

Clique aqui para ver a agenda atualizada

Clique aqui para ver a bios e fotos de palestrantes e painelistas

Local do evento: AAuditório Prof. Francisco Romeu Landi, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), Prédio da Administração (Edifício Engenheiro Mario Covas), Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, número 380, Cidade Universitária São Paulo – USP. Ver o mapa no site do google: http://goo.gl/maps/Zx1sc
Data: 23 de maio de 2013
Horário: 08:00h – 18:00h

Clima: Segundo o CPTEC, nesse dia estará nublado e a temperatura deverá variar entre 15oC e 21oC. Ver informações atualizadas no site http://tempo1.cptec.inpe.br/cidades/tempo/244

Hotéis próximos à USP: Para quem precisar de acomodação em hotel, na página do site http://goo.gl/maps/JGttX encontram-se algumas opções.

Almoço: A USP tem diversos locais para o almoço próximos ao auditório da POLI, para quem não quiser sair do campus. A lista completa pode ser encontrada no site www.usp.br/coseas/COSEASHP/COSEAS2010_RC.html

Considerando o trânsito em São Paulo, recomendamos as seguintes opções:

Transporte: O transporte público em São Paulo é insuficiente, mas para quem estiver nas imediações da Marginal Pinheiros, o trem da CPTM é uma boa opção. Existem ônibus que chegam até o Campus, além de uma linha interna. De automóvel privado ou taxi, o acesso é relativamente simples, mas se está sujeito a congestionamentos imprevisíveis. Recomenda-se compartilhar o carro, caso o transporte público não seja uma opção viável. Pode-se também usar a ciclovia da marginal Pinheiros, que tem acesso pela ponte da Cidade Universitária.

Obs: Haverá tradução simultânea no seminário.

O programa GHG Protocol do World Resources Institute - WRI e o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo - IEE-USP convidam para evento de lançamento do “Global Protocol for Community-Scale GHG Emissions – GPC”, nos dias 23 de maio de 2013. Seu objetivo é promover a compreensão e disseminar o uso gratuito da metodologia no Brasil.

O evento será uma oportunidade única de reunir estudantes, especialistas e profissionais brasileiros para conhecerem a ferramenta e compartilharem suas experiências.

Realização GHG Protocol
World Resources Institute-WRI NUPPREC/IEE-USP

Inscrições pelo email ineshita@usp.br